DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
 

As principais dúvidas quando se fala em internet pela primeira vez são basicamente as mesmas. Portanto fizemos esta apostila de perguntas mais freqüentes:

Qual a diferença entre site e homepage?

Qual a diferença entre site, e-mail e domínio?

Porque alguns sites não tem o 'www', nem o 'br' ?

O que preciso para ter um site da minha empresa?

Como faço para obter o registro do domínio da minha empresa ?

O que é um provedor?

Para ter um site eu tenho que assinar um provedor ou ter um computador ?

Para ter um provedor eu preciso ter um site?

Para ter um site eu preciso ter e-mail?

Para ter e-mail eu preciso ter um site?

Posso ter um site e usar minha conta de e-mail gratuito?

O que é hospedagem?

Existe hospedagem de graça?

Existe como registrar o meu domínio sem ter que fazer um site ? 

Como faço para os internautas e novos clientes acessarem minha página?

O que são os sites de mecanismos de busca?

Como posso aumentar o faturamento da empresa através de um site?

Que material preciso fornecer para iniciar a confecção de meu site? 


Respostas


Qual a diferença entre site e homepage?

Homepage pode ser apenas uma página, um simples arquivo html já é uma homepage. Um site seria um conjunto de homepages, com ligações (links) entre elas, visando dispor as informações de forma ordenada para o internauta, geralmente através de um índice (menu).

Qual a diferença entre site, e-mail e domínio?

Este é o tipo de confusão mais comum para quem não é usuário habitual de internet.
Um site como dissemos acima é um conjunto de páginas, e portanto precisamos de um endereço para acessá-las através de um navegador (browser). Geralmente os endereços começam assim: http://www.nome_do_site.com.br. O 'http' significa 'hipertext transfer protocol', a forma que revolucionou a internet através do uso do hipertexto, que seria um texto com ligações (links) para outras páginas - basicamente é como 'pulamos' de uma página para outra através de um clique do mouse. O 'www' significa 'world wide web' - a grande teia mundial, a própria internet. O nome que vem a seguir seria o 'domínio', geralmente o nome da empresa que possui aquele site, conforme registro na Fapesp. É interessante que o domínio seja de fácil de memorização e intuitivo. O que vem depois do nome geralmente é 'com', 'gov', 'edu' - indica que aquele site é comercial, governamental, educacional, etc. Por fim temos a sigla do país, br (Brasil), ar (Argentina), it (Itália), uk (Reino Unido - United Kingdom), etc.
Um e-mail por sua vez significa apenas uma caixa postal pessoal ou comercial. Diferente dos sites não pode ser 'acessado' pelo navegador, serve basicamente para receber e enviar mensagens (e-mails). É facilmente reconhecível por conter o símbolo '@' (arroba), que significa 'localizado em'. Por exemplo, um e-mail 'joao_da_silva@terra.com.br' significa: Caixa postal de João da Silva localizada no servidor Terra comercial e no Brasil.

Porque alguns sites não tem o 'www', nem o 'br' ?

Os endereços não são completamente padronizados, podendo conter números, símbolos, etc. Os endereços americanos geralmente terminam em 'com', não usam a terminação 'us' pois as terminações para designar países foram adotadas primeiro para outros países fora dos EUA. Então as empresas americanas que já tinham registrado o domínio com final 'com' não quiseram mudar para 'com.us'.

O que preciso para ter um site da minha empresa?

Em primeiro lugar contratar uma empresa para desenvolver e produzir os arquivos do site propriamente dito (fotos, páginas html, animações em flash, texto, etc.). O segundo passo é registrar um domínio no órgão competente, com um nome condizente ao o nome da sua empresa. E em último lugar contratar o serviço para hospedagem estes arquivos.

Como faço para obter o registro do domínio da minha empresa ?

As empresas que desenvolvem sites fazem esse serviço de pesquisa e registro do seu domínio junto ao órgão competente. 
O domínio fica de propriedade de sua empresa, portanto precisamos dos dados cadastrais de sua empresa e o nome do responsável.

O que é um provedor?

É a empresa que vende acesso á internet, por exemplo, Terra, UOL, etc... 

Para ter um site eu tenho que assinar um provedor ou ter um computador ?

Não. Você pode ter um site e acessá-lo de um local público (um ciber-café, por exemplo), ou usar um provedor grátis, tipo IG ou IBest.

Para ter um provedor eu preciso ter um site?

Não. Você pode inscrever-se num provedor apenas para navegar pelos sites. Alguns provedores oferecem espaço para você fazer seu site pessoal, mas não pode ser de empresa (comercial).

Para ter um site eu preciso ter e-mail?

Necessariamente não, assim como não precisa ter acesso também não precisa de e-mail, apesar de que esta é a forma mais lógica que o internauta que está acessando o site tem para comunicar-se com a empresa dona do site. Sem conta de e-mail você não terá como responder às dúvidas dos visitantes da sua página, por exemplo.

Para ter e-mail eu preciso ter um site?

Não. Para ter e-mail apenas deve registrar-se num provedor de acesso à internet e seguir as configurações que forem passadas. Ou então registrar-se em um site de e-mail gratuito, como o Hotmail ou Bol. 

Posso ter um site e usar minha conta de e-mail gratuito?

Sim, você pode divulgar no seu site qualquer e-mail que quiser, pode ser até um gratuito. Mas quando você registra um domínio e hospeda um site passa a usufruir de emails com a terminação igual a do seu domínio.

O que é hospedagem?

Os arquivos que formam um site (fotos, páginas html, texto, etc.) depois de produzidos precisam estar em algum computador ligado a internet 24 horas por dia para os internautas possam visita-lo. A permanência destes arquivos neste lugar chama-se hospedagem (host), que geralmente é cobrado em taxas mensais.

Existe hospedagem de graça?

Sim. Existem serviços como o HPG, Terravista e Geocities, etc que oferecem espaço para hospedar sites pessoais, mas não pode ser sites de empresa (comercial). 

Existe como registrar o meu domínio sem ter que fazer um site ? 

Sim. Neste caso, para registrar o domínio da sua empresa no órgão competente, além da taxa anual é necessário a contratação de um hospedeiro pois é o hospedeiro que fornece o número de DNS (numero do endereço onde seu site ficara no futuro), exigida pela Fapesp. 

Como faço para os internautas e novos clientes acessarem minha página?

Após o seu site estar 'no ar', as pessoas podem conhecer seu site através dos sites de mecanismos de busca ou através da divulgação de sua estratégia de marketing, imprimindo o endereço de seu site nas embalagens dos seus produtos, nos cartões de visitas de seus vendedores, na frota de seus carros, em suas malas diretas e demais esforços publicitários. 

O que são os sites de mecanismos de busca?

São sites na internet (exemplo: altavista, google, cadê, etc) que oferecem a pesquisa dos sites que existem na internet, através da busca por um determinado assunto,  nome, ou palavra chave. É a possibilidade de acesso que a maioria dos internautas se utilizam quando precisam localizar um determinado assunto, nomes específicos, novos fornecedores de produtos ou serviços. Este recurso é freqüentemente utilizado por compradores de empresas. Quanto mais bem posicionado, entre os primeiros da lista de uma determinada pesquisa nos mecanismos de busca, mais chances de novos contatos comerciais. 

Como posso aumentar o faturamento da empresa através de um site?

- Conquistando novos mercados: através de novos clientes consumidores finais ou revendas que podem entrar em contato em busca de novos fornecedores. São comuns alguns casos em que as empresas necessitam adaptações em sua estratégia de vendas para começar a atender a novos clientes localizados no interior, outros estados ou até mesmo no exterior. 

-
Através de mecanismos de vendas que possibilitem a interação com seu clientes internautas, acolhendo pedidos através do site. Existem mecanismos simples de acolhimento de pedidos através de formulários ou mais complexos como carrinhos de compras virtuais. 

-
Utilizando o site de sua empresa como reforço auxiliar em suas vendas, dispondo on line de fotos de seus produtos, dados técnicos e diversas opções de recursos que influenciarão positivamente nos resultados de sua equipe de vendas.

-
A qualidade gráfica, eficiência técnica e conceitual de um bom site pode tornar sua empresa muito mais arrojada aos olhos de seu cliente. Há casos de empresas muito pequenas com sites modernos, semelhantes a de grandes empresas, agregando confiança aos olhos de novos clientes que optam por um determinado produto ou serviço em função do conteúdo do site. 

Que material preciso fornecer para iniciar a confecção de meu site? 

Para produzir o seu site é importante definir quais são as informações que sua empresa deseja dispor ao internauta. Junte o material impresso já existente como logotipo, foto dos produtos que deseja dispor, catálogos, textos explicativos sobre sua empresa ou produtos. As informações e o material gráfico será vertido em linguagem específica da internet, subdivididas em páginas, seções e colunas. 


DOWNLOAD DO CONTEÚDO DESTA PÁGINA EM ARQUIVO WORD
Se você necessita de uma cópia do conteúdo ao lado, disponibilizamos uma versão da página em arquivo World pronto para impressão.

Basta você clicar no botão abaixo para iniciar o download para o seu computador.

Tamanho do arquivo: 41 k
  

DOWNLOAD DO ARQUIVO
 

































































































































































































 
Net Ideal Web Pages - Central de Atendimento: (11) 3675-3891 - e-mail: atendimento@netideal.com.br